Vereador Eraldo Fortes pede ampliação da Central de Regulação e integração com Assistência Social em Primavera do Leste

A ideia é que o trabalho conjunto permita um acompanhamento mais próximo dos cidadãos, inclusive em situações de maior gravidade, como óbitos ocorridos nos finais de semana.

Publicado em 09/09/2025
Por Aqui Agora

Vereador Eraldo Fortes pede ampliação da Central de Regulação e integração com Assistência Social em Primavera do Leste


O vereador Eraldo Fortes apresentou, na Câmara Municipal, um pedido de estudo para a reforma e ampliação da Central de Regulação de Primavera do Leste , com a proposta de que o local funcionasse em regime de atendimento 24 horas e conte com médicos de plantão à disposição da população.

De acordo com o parlamentar, a medida é fundamental para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes e familiares , tanto nos casos de internações em hospitais conveniados dentro do município, quanto em transferências para unidades de saúde de outras cidades.

Reorganização do NIR

Outro ponto destacado por Eraldo Fortes foi a necessidade de uma reorganização do Núcleo Interno de Regulação (NIR) , responsável pela articulação de leitos e encaminhamentos. O vereador ressaltou que é preciso ampliar o olhar sobre o paciente e sua família, dando suporte em todas as etapas do processo, especialmente nos momentos mais delicados.

Integração com a Assistência Social

Entre as propostas, o vereador sugeriu que os serviços da Central de Regulação fossem unificados com o setor de Assistência Social do município . A ideia é que o trabalho conjunto permita um acompanhamento mais próximo dos cidadãos, inclusive em situações de maior gravidade, como óbitos ocorridos nos finais de semana.

“Hoje, quando há um falecimento, muitas vezes os trâmites burocráticos só avançam na segunda-feira, quando os assistentes sociais retomam o expediente. Com essa integração, o suporte seria imediato, garantindo mais dignidade e cuidado às famílias”, destacou Eraldo Fortes.

Servidores colaborando

Segundo o vereador, os próprios servidores já manifestaram disposição em atuar nesse modelo integrado, o que será reforçado conforme específico da proposta. “Com a união entre a regulação e a assistência social, será possível oferecer um serviço mais eficaz, humanizado e ágil para a população de Primavera do Leste”, completou.


???? A proposta agora deve ser comprovada pelo Executivo Municipal, que poderá avaliar as soluções técnicas e orçamentárias para a ampliação da estrutura da Central de Regulação e a implementação do novo modelo sugerido. Ficando o olhar sensível do vereador para essademanda do município.

 ()
 ()