A cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck participaram neste sábado (16) do ritual Kuarup , uma das celebrações mais importantes da cultura indígena, realizada na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, localizada no Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
O Kuarup é um ritual tradicional que ocorre cerca de um ano após o falecimento de lideranças ou membros da comunidade. O evento simboliza o encerramento do luto e a despedida espiritual dos falecidos, sendo marcado por cantos, danças, pinturas corporais e a luta ritualística conhecida como Huka-Huka.
Durante a cerimônia, Anitta recebeu pinturas corporais tradicionais e fez um discurso de agradecimento pela colhida e pelo convite.
“Só tenho a gratidão pelo convite e por cuidarem da nossa natureza... Continuem lutando, persistindo, resistindo... Comigo vocês sempre vão poder contar, desde as pequenas até as grandes coisas” , declarou o artista.
Luciano Huck, que gravou imagens para um especial de televisão, também destacou a importância da preservação das tradições indígenas e da valorização da cultura ancestral brasileira.
Após a participação no Kuarup, Anitta e Huck seguiram para a Terra Indígena Capoto-Jarina , onde se encontraram com o cacique Raoni Metuktire , uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos povos originários.
A presença de figuras públicas como Anitta e Huck no Xingu foi celebrada por organizações indígenas, que enxergam no gesto uma oportunidade de dar maior visibilidade à cultura e às diretrizes relacionadas à preservação do meio ambiente e aos direitos dos povos tradicionais.