Nesta sexta-feira, 08, autoridades municipais de Primavera do Leste participaram de uma reunião de apresentação do projeto que prevê a futura implantação de um Centro de Inovação no município, ligado ao Parque Tecnológico de Mato Grosso. O encontro realizado na sede da prefeitura contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, secretário de diversas massas, entre eles Fábio Parente, do Desenvolvimento Econômico, vereadores e o responsável pela apresentação, Luiz Fernando Massari, Assessor de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), sendo este o próprio modelo demonstrado à gestão municipal.
A implantação de um Centro de Inovação, ligado ao Parque Tecnológico visa consolidar não apenas o município não está instalado, mas toda a região, como um polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Com foco na diversificação econômica e atração de investimentos, o Centro de Inovação reúne diversos elementos que consolidam o empreendedorismo e a tecnologia como fatores exponenciais de crescimento. O próprio Parque de São José dos Campos é referência nacional e internacional em inovação tecnológica.
Para o prefeito Sérgio Machnic, a visita e o conhecimento compartilhado por Massari são fundamentais para o planejamento estratégico da cidade. “A tecnologia é o futuro e a vinda do Luiz é muito importante porque nos repassamos todo o conhecimento e a sabedoria, bem como a própria experiência, com os erros e os acertos que tiveram em São José. Isso nos ajuda a desenhar um projeto para construção de algo semelhante e muito sólido aqui na Primavera, pois isso é planejado o futuro, pensando 30, 40 anos à frente”, destacou o gestor. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, também reforçou a importância de investir em inovação. "Primavera vem crescendo em ritmo acelerado e precisamos de uma ferramenta que nos ajude a crescer de forma organizada. A criação de um centro de inovação é essencial para atrair novas empresas, fomentar a qualificação profissional e gerar empregos de qualidade. Visitamos experiências em São José dos Campos e Sorocaba e temos certeza de que é possível trazer um modelo semelhante em um futuro próximo", afirmou.
Luiz Fernando Massari enfatizou o papel transformador que um Centro de Inovação pode desempenhar em toda a região. "O parque atua de forma integrada com universidades, setor produtivo e sociedade, promovendo a construção de cadeias produtivas específicas que geram emprego, renda e desenvolvimento. A Primavera tem um potencial imenso, especialmente no agronegócio, e pode aproveitar isso para investir na industrialização e na agregação de valor à produção local", mencionou. Além dos aspectos econômicos, Massari também destacou a importância social e ambiental do projeto. "O crescimento sustentável precisa ser pensado em três pilares: econômico, social e ambiental. Um Parque Tecnológico bem estruturado precisa incorporar esses valores desde o início", explicou.Sobre a recepção na Primavera do Leste, Luiz Massari disse otimista com o ambiente encontrado. "Fui muito bem recebido por prefeito, secretários e vereadores. Esse tipo de acolhimento é essencial para o sucesso de um projeto como esse: quando o setor privado vê um município com segurança jurídica e ambiente favorável, naturalmente surgem os investimentos", completou.Fonte: Coordenadoria de Comunicação