A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda, deu início a um trabalho de revitalização da sinalização das ruas e avenidas da cidade. O trabalho consiste em pintura de faixas de pedestres elevadas, faixas de pedestres comuns, pintura de quebra-molas, além da instalação de placas de trânsito onde os antigos sofreram danos ou onde ainda não existia essa sinalização.
A coordenadora da CMTU Marta Eunice Silva explica que a sinalização viária é essencial para a segurança e fluidez do trânsito e desempenha um papel crucial na organização e eficiência das vias, tanto urbanas quanto rurais. "A sinalização não só orienta motoristas e pedestres, como também contribui significativamente para a redução de acidentes e a melhoria das condições de tráfego. A sinalização clara e bem mantida contribui para a organização do tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a eficiência do deslocamento urbano", frisou.
Ela conta ainda que a CMTU realizou inspeções e um longo período de observação e estudos e foram detectados diversos problemas na sinalização viária, como sinais danificados, invisíveis, mal colocados ou ausentes, e desatualizados. "Diante disso, iniciamos o processo de revitalização e adequação da sinalização viária do município. Esses projetos iniciais estão sendo desenvolvidos por servidores da própria CMTU e serão finalizados por uma empresa contratada para isso", completou Marta Eunice Silva.
Os trabalhos já foram finalizados em pontos que estavam em situação crítica como a Avenida São Sebastião, Avenida Luiza R. Riva e Avenida Coxilha, e a partir da próxima semana devem ser iniciados a Rua Alcides Lazareti, que tem início no bairro Cristo Rei e segue até o Poncho Verde, para em sequência até cobrir toda a cidade.
A coordenadora da CMTU antecipou que o trabalho de revitalização da sinalização receberá atenção especial para as frentes das escolas, com a pintura das faixas elevadas e instalação do equipamento onde ainda não foram instaladas, além da instalação de placas reguladoras de redução de velocidade para 30 por hora