Durante ações da Operação Flora Hotspot 2025, a Polícia Militar Ambiental flagrou uma área de exploração ilegal de minérios na zona rural de Novo Mundo (785 km ao norte de Cuiabá), nesta terça-feira (22). A ocorrência foi registrada pela Batalhão Ambiental (BPMA), com apoio da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE). Ninguém foi preso e as máquinas encontradas foram destruídas.
Segundo boletim, uma equipe policial chegou ao local após receber informações e regiões geográficas que indicavam a existência de atividade potencialmente poluidora. Na propriedade, foi confirmada a prática de remoção mineral sem qualquer tipo de solicitação legal ou documentação necessária.
O terreno fiscalizado não possui cadastro ambiental rural e estava desabitado no momento da abordagem. Nenhum indivíduo responsável foi encontrado no local. Durante a vistoria, os policiais encontraram diversos equipamentos utilizados na atividade de garimpo, como motobombas, planta de drenagem e combustível. Todo o material foi desativado no local, já que não havia condições seguras para o transporte.
A ocorrência configura infração aos artigos 60 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e 66 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que tratam da realização de atividades poluidoras sem as devidas licenças e autorizações.
A operação segue até dia 1º de agosto, com objetivo de combater crimes ambientais em áreas de risco ambiental elevado.