ESCÂNDALO NO JUDICIÁRIO: LOBISTA DE PRIMAVERA DO LESTE ENVOLVIDO EM ESQUEMA BILIONÁRIO GANHA PRISÃO DOMICILIAR

As investigações tiveram início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri , em Cuiabá. Em meio ao luto, o conteúdo do celular da vítima revelou diálogos explosivos entre Zampieri e Andreson, revelando a compra de decisões judiciais e acesso privilegiado a gabinetes de ministros da mais alta corte do país.

Publicado em 19/07/2025
Por Aqui Agora

ESCÂNDALO NO JUDICIÁRIO: LOBISTA DE PRIMAVERA DO LESTE ENVOLVIDO EM ESQUEMA BILIONÁRIO GANHA PRISÃO DOMICILIAR


Por TV Web Primavera — Repórter Bony Araújo

Um dos nomes mais comentados nos bastidores do poder em Brasília, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves , natural de Primavera do Leste (MT) , está agora em prisão domiciliar , monitorado por tornozeleira eletrônica , após decisão do ministro do STF, Cristiano Zanin .

Preso desde novembro de 2023, Andreson é apontado como peça central de um esquema de corrupção e tráfico de influência que envolve assessores de ministros do STJ . As investigações tiveram início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri , em Cuiabá. Em meio ao luto, o conteúdo do celular da vítima revelou diálogos explosivos entre Zampieri e Andreson, revelando a compra de decisões judiciais e acesso privilegiado a gabinetes de ministros da mais alta corte do país.

A Polícia Federal , com base nos fingidos, deflagrou a Operação Sisamnes , nome em referência a um juiz corrupto da antiguidade. Durante a investigação, foram identificadas transferências bancárias milionárias que ligaram Andreson aos servidores públicos. Um dos repasses chegou a R$ 4 milhões, destinado a um assessor do STJ que atuou nos gabinetes de duas ministras.

Mesmo diante das provas, a defesa alegou agravamento no estado de saúde do lobista, o que levou Zanin a acatar o pedido de prisão domiciliária, decisão que também contornou com parecer favorável do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet .

A decisão causou revolta entre juristas e cidadãos, já que a denúncia aponta negociações indevidas com o Judiciário , incluindo até cedência de avião para viagens de magistrados . A sociedade agora acompanha com atenção os próximos desdobramentos de um dos casos mais graves de corrupção judicial do país nos últimos anos.